http://elektreng.com.br/wp-content/uploads/2020/05/bgfrontalpaginasx-1.jpg

O dia 28 de Junho é o Dia Internacional de Segurança Contra Raios, então um bom dia para nos informarmos a respeito desse belo e perigoso fenômeno natural.

Estatísticas

O Brasil é campeão mundial em incidência de raios que chegam a cerca de 78 milhões por ano e as estatísticas mostram que a cada 50 raios que caem no planeta um é no Brasil. São Paulo é o estado que tem maior incidência de descargas atmosféricas.

O INPE Instituto de Pesquisas Espaciais, constatou uma diminuição da incidência de raios na cidade de São Paulo no período inicial da quarentena (20/03 a 02/04), o que correlacionam com a queda de 20% na emissão de poluentes atmosféricos. Nesse mesmo período apenas 4% das descargas atingiram o solo o que variavam entre 40 a 60% em anos anteriores.

São muitos acidentes com raios todo ano no mundo, sendo o Brasil o 7o em número de mortes, que são em média 110 mortes anuais. Entre 2000 e 2019 foram registrados 2.194 mortes causadas por esses fenômenos, sendo os estados com maior incidência: SP com 327, MG com 175 e PA com 162.

As mortes ocorreram conforme a distribuição a seguir:
– Na área rural – 26%;
– Em casa – 21%
– Próximo à água – 9%;
– Debaixo de árvores – 9%;
– Em áreas cobertas – 8%;
– Em áreas descampadas – 7%;
– Outros locais – 20%;

Segurança

A probabilidade de uma pessoa ser atingida diretamente por um raio é em média de 1 em 1 milhão, mas a depender da exposição durante as tempestades, esse valor pode crescer para 1 em mil. A maioria dos acidentes não é causada por o atingimento direto de raios, mas por efeitos secundários das descargas próximas, como: elevação do potencial do solo, queda de cabos da rede elétrica, incêndios, explosões ou por partes de estruturas que machucam as pessoas.

Diante do exposto acima, além da preocupação de contribuir para a redução da poluição e consequentemente da incidência de raios, alguns outros cuidados devem ser tomados durante tempestades, como:

– Não usar equipamentos conectados à rede elétrica (celular, telefone fixo com fio, computador, secador de cabelo, chuveiro elétrico, etc.);
– Evitar se expor em locais descampados (praias, campos de futebol, parques, estradas, etc.);
– Procurar se abrigar em local fechado;
– Nunca se abrigar debaixo de árvores, tendas ou sombreiros;
– Não tomar banhos em piscina, rios, lagos, etc.;

Curiosidades

Recentemente (26/06/20) a OMM Organização Meteorológica Mundial, publicou o registro de dois recordes de raios, os chamados  megaflashes. O mais extenso em distância percorrida, com 709 km em uma linha horizontal, cortando o Sul do Brasil, em 31 de outubro de 2018 e o mais longo em tempo, que durou 16,73 segundos a partir de um flash que começou no norte da Argentina, em 4 de março de 2019.

https://public.wmo.int/en/media/press-release/wmo-certifies-megaflash-lightning-extremes

Não é mito que um raio caia mais de uma vez no mesmo lugar!

Maiores informações podem ser obtidas no site do INPE www.inpe.br/elat/, inclusive baixar uma cartilha prevencionista.