Áreas Classificadas são locais com potencial de formação de Atmosfera Explosiva, seja devido a presença de gases, vapores, névoas inflamáveis ou de poeiras, fibras combustíveis.
Considera-se uma Atmosfera Explosiva, aquela onde a mistura do ar com substâncias inflamáveis ou combustíveis. Nessas condições, após uma ignição haverá a propagação autossustentada da combustão a toda a mistura não consumida.
Assim, os equipamentos e materiais Elétricos ou de outras áreas afins como Instrumentação, Automação, Comunicação, Detecção e Combate a Incêndios, etc., devem ser fabricados, especificados, instalados, comissionados, inspecionados, operados, mantidos e recuperados de forma que mantenham suas características Ex, ou seja, não possam causar ignição a uma atmosfera explosiva.
Esses dispositivos são fabricados e testados seguindo normas específicas e posteriormente os fabricantes submetem a certificação por entidade externa isenta. O resultado desse processo é a obtenção de Certificados de Conformidade, emitidos com base em relatórios de ensaios realizados em laboratórios reconhecidos na área de equipamentos Ex, bem como em avaliações da conformidade, tendo como base os requisitos especificados nas normas técnicas da série ABNT NBR IEC 60079 aplicáveis a cada tipos de proteção Ex.
A Norma Regulamentadora NR-10, requer que os equipamentos e materiais elétricos Ex a serem instalados em áreas classificadas possuam certificados de conformidade emitidos no âmbito do SBAC – Sistema Brasileiro da Avaliação da Conformidade e que estes sejam disponibilizados no Prontuário.
🔎 Mais detalhes sobre outros itens que compõem o Prontuário, nos próximos episódios da NR-10 a Série!