Pelos menos dois itens da NR-10 formalizam a necessidade de especificação e certificação dos Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, Equipamentos de Proteção Coletiva – EPCs e Ferramental usados pelos profissionais nas atividades em instalações elétricas e suas proximidades.
A documentação referente tanto a especificação quanto a certificação e também os relatórios dos ensaios, inspeções e testes devem compor o Prontuário das Instalações Elétricas – PIE.
A especificação deve ser feita por profissional da área de Segurança Industrial, portanto por um Engenheiro ou Técnico de Segurança, com suporte de profissional da área Elétrica, da mesma forma, por um Engenheiro Eletricista ou Técnico de Elétrica.
Baseiam-se as especificações em estudos, análises de risco das instalações e procedimentos de aplicação, de forma que promovam a segurança dos trabalhadores.
Por exemplo, o fardamento de um eletricista deve ser especificado com base no estudo de energia incidente da instalação, assim como a definição da bitola do cabo de um conjunto de aterramento deve ser feita considerando-se a corrente de curto-circuito no ponto de aplicação e o tempo de atuação da proteção.
Na mesma linha, a escolha da categoria de um multímetro, deve ter como parâmetros a sua aplicação e o nível de tensão dos circuitos onde será utilizado, o que também se aplica a especificação da isolação das ferramentas de uso geral dos profissionais de Elétrica.
Os equipamentos de proteção individual devem ter a Certificado de Aprovação – CA, feita pelo fabricante, seguindo a legislação vigente NR-6, e normas técnicas específicas. Os fabricantes são obrigados a disponibilizarem os CAs e estes também devem compor o prontuário.
A empresa deve elaborar e manter atualizado um Plano de Manutenção, Inspeção e Testes de todo esse aparato e toda documentação resultante deve compor o prontuário.
Um ponto de reflexão: como estes itens estão sendo tratados na sua empresa?!
🔎 Mais detalhes sobre outros itens que compõem o Prontuário, nos próximos episódios da NR-10 a Série!