Em várias áreas de atividades a padronização de tarefas são requisitos para a qualidade e o resultado do trabalho. Atualmente com a pandemia é recorrente ouvirmos a palavra protocolo, o que é usual esse termo na medicina e afins.
Em outros ramos de atividade se usam: Procedimento Operacional ou Técnico, Instrução Operacional ou Técnica, mas todos tem o mesmo objetivo de padronizar e evitar erros no desenvolvimento dos trabalhos.
O TPM – Total Productive Maintenance, o RCM – Reliability Centered Maintenance, o Lean, as NRs – Normas Regulamentadoras do MTE, as normas ABNT e ISO, o TQM – Total Quality Management e os sistemas de gestão em geral, têm os procedimentos como uma das ferramentas para se atingir a excelência.
Então, o desenvolvimento de um procedimento consiste basicamente em definir:
☑️ A melhor sequência das atividades (incluindo as atividades preliminares, a execução do processo, o encerramento e as atividades posteriores, como por exemplo, os registros);
☑️ A descrição de cada atividade de forma sucinta, objetiva e sempre que pertinente usando ilustrações (“O que” e “Como fazer”);
☑️ Os alertas técnicos (valores limites) e de segurança (o que pode dar errado), e medidas preventivas e/ou mitigatórias;
☑️ Os recursos necessários;
☑️ Os hold points (pontos de espera por alguma ação, como: inspeção, medição, teste, etc.) que assegura a continuação da sequência de ações;
☑️ Os formulários de registros (check lists, folhas de registro de medições, etc.) que serão parte do relatório da intervenção;
Os procedimentos existem de diversos modelos e mídias (em papel ou digital). Algumas empresas utilizam o formato texto corrido, outras preferem formulários em colunas, mas todos geralmente contém:
? Capa – com título, numeração, data, autoria, controle de revisão, etc,;
? Objetivo – a que se destina;
? Aplicação – a abrangência;
? Referências – de normas, manuais, artigos, etc.;
? O processo – o procedimento propriamente dito;
? Recursos – MDO, materiais, equipamentos e ferramental;
? Anexos – desenhos, fluxograma, tabelas, formulários, etc.;
⚠️ Lembrar sempre que um procedimento não é o manual do equipamento, por exemplo, que tem as vezes centenas de páginas, mas uma pequena parte dele (poucas páginas) que facilita a utilização prática da informação ali contida pelo usuário. ⚠️
Procedimentos são dinâmicos e devem ter um sistema de gestão para garantir a sua aplicação de forma eficaz e deve seguir um fluxo básico:
☑️ Elaboração;
☑️ Comentários;
☑️ Aprovação;
☑️ Divulgação ou treinamento;
☑️ Aplicação;
☑️ Revisão;
Não bastar ter um bom acervo de procedimentos, mas os profissionais precisam ter acesso e devem cumpri-los!!!
Podemos dar o suporte necessário a sua empresa na padronização de atividades técnicas!