http://elektreng.com.br/wp-content/uploads/2020/05/bgfrontalpaginasx-1.jpg

Na semana de 04/02/2024, mais dois casos de acidentes fatais envolvendo Eletricidade, foram amplamente divulgados na imprensa em geral e nas redes sociais.

Um deles ocorreu em Campo Grande – MS, quando um homem invadiu uma subestação da concessionária local, e na tentativa de roubar condutores de cobre, foi eletrocutado.

Segundo relatos da imprensa e da empresa de energia, o indivíduo arrombou a cerca da subestação e ao tentar retirar cabos elétrico foi submetido a uma descarga elétrica de 13,8kV, causando sua morte, explosão e incêndio.

Uma mistura fatal: desconhecimento e delinquência.

Conhecer os riscos que a eletricidade impõe é fundamental para se evitar acidentes graves como esse.

Os desvios comportamentais levam as pessoas a atitudes impensadas sem se importar com as consequências que podem ser irreversíveis, como nesta situação.

Outro grave acidente que resultou em três vítimas fatais e mais outras feridas, se passou em Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba – PR, quando um cabo de Alta Tensão caiu sobre uma piscina de uma área de lazer.

A concessionária de energia informou que o rompimento do cabo elétrico se deu devido a fortes ventos na região e provável queda de árvores.

O que mais nos causa atenção, é o fato da rede de Alta Tensão passa sobre uma propriedade privada onde existe edificações, inclusive uma piscina. A TV noticiou que as construções foram edificadas após a implantação da linha aérea, o que não justifica essa situação de risco. O proprietário do local informou que já havia ocorrido caso semelhante de queda de cabo elétrico, há 3 ou 4 anos!

De forma geral uma construção tem seu projeto elaborado por profissionais qualificados e habilitados, que são os responsáveis técnicos e têm a obrigação de primar além da parte técnica, pela segurança.

Por outro lado, um projeto deve passar por órgãos públicos, como: CREA, Prefeitura, Corpo de Bombeiros e Concessionárias de Água e Energia, que verificam a consistência técnica e de segurança, podendo impedir a liberação da obra.

O certo é que falhas ocorrem nesse processo o que proporcionou uma armadilha sinistra que resultou em vidas ceifadas.

Mais uma vez insistimos sobre a importância da disseminação do conhecimento sobre o potencial de risco do uso da eletricidade e do cumprimento das normas regulamentadoras e técnicas, como condição sine qua non na prevenção de acidentes com eletricidade.

⛑️​ Segurança Nunca é Demais!!! 🛡️