http://elektreng.com.br/wp-content/uploads/2020/05/bgfrontalpaginasx-1.jpg

As boas práticas já preconizavam a realização de Auditorias de Manutenção, muito antes da edição das normas ABNT ISO 55.001/55.002 relativas a Gestão de Ativos.

No passado o objetivo principal era conhecer o status do desempenho da manutenção, seus pontos fortes e fracos e assim traçar um plano de ação a fim de atingir metas. Atualmente além dessa funcionalidade a auditoria de manutenção visa aferir a aderência desse processo ao plano estratégico da companhia, ou seja, uma visão mais abrangente de gestão de ativos.

As auditorias podem ser internas com pessoal próprio ou consultores contratados, mas sem a ideia de certificação, ou externa através de órgão certificadores.

Devem ter frequências definidas no sistema de gestão, para que periodicamente a função manutenção seja avaliada e os desvios de rota possam sejam corrigidos.

No tocante a manutenção, uma auditoria deve fazer uma análise profunda dos diversos subprocessos que compõem este processo, de forma pericial e criteriosa que identifique seus níveis de desempenho. Para tanto algumas dimensões, não limitadas a essas, devem ser avaliadas, tais como: 

🔹 Organização geral da manutenção;

📑 Gestão de contratos; 

📦 Gestão de materiais; 

👨‍💻 Gestão de pessoas; 

💰 Gestão de custos;

⛑️ Gestão de riscos, saúde, segurança e meio ambiente; 

📈 Engenharia e Confiabilidade; 

📲 Tecnologias de manutenção;

🔧 Planos de manutenção;

🗓 Planejamento; 

📚 Padronização de atividades; 

📝 Registros e controles;

📊 KPIs; 

🗂 Documentação; 

Como resultado espera-se um relatório consistente e robusto que aponte os pontos fortes e fracos de cada dimensão avaliada, com evidências concretas (fotos, números, relatos de entrevistas, dados de pesquisas nos sistemas disponíveis, etc.) que dê subsídios aos gestores para montar as estratégias para eliminação das não-conformidades e reforço das fortalezas já atingidas.

São muitos os benefícios decorrentes de uma boa auditoria de manutenção e que não devem ser desperdiçados, então não basta receber o relatório e assistir à apresentação dos resultados pelo consultor ou auditor, e depois engavetá-lo e só o revisitar próximo a nova auditoria.

Um plano de ação de ser montado e as ações devem ser executadas para que cada vez mais a manutenção, cumpra sua função como área estratégica e devido a relevância que tem nos resultados do negócio da organização de que faz parte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *