De modo geral ao final de uma Análise de Falha, um Plano de Ação deve ser elaborado como forma de implementar medidas corretivas, de melhoria ou mitigadoras a falha analisada e aos seus efeitos.
O 5W2H deve ser usada no bloqueio de falhas, como ferramenta complementar aos outros processos de análise de falhas.
Tem como característica principal focar a análise em cada ação, evitando a dispersão das ideias e consiste basicamente em responder a 7 perguntas (5W2H), cujas respostas formarão um plano de ação a ser executado.
Histórico
Não se sabe ao certo como o 5W2H foi criado, mas registros da década de 1950, mostram que provavelmente foi por especialistas na indústria automobilística do Japão durante a implantação do Sistema Toyota de Produção, pois existem evidências de que os trabalhadores da montadora foram os pioneiros na aplicação dessa ferramenta.
Atualmente é considerada uma ferramenta administrativa e da qualidade que pode ser aplicada em várias áreas de negócio e em diferentes contextos dentro de uma organização, desde o planejamento estratégico até a execução de ações de melhoria de produtos e processos, relacionamento com clientes e em atividades de manutenção.
Curiosidade
O artigo do Micheal Sloan diz que Aristóteles foi o precursor dessa técnica, quando no livro 3 de sua obra “Nichomachean Ethics”, enunciou o Septem Circumstantiae: (em latim), Quid (O quê), Quis (Quem), Quando (Quando), Ubi (Onde), Cur (Por quê), Quem ad modum (de que modo, como) e Quibus adminiculis (com que recursos ou quanto).
Objetivo
Um plano de ação tem por objetivo definir as ações a serem tomadas para resolver determinada situação ou problema, de forma planejada, com responsáveis pelo andamento de cada etapa e mecanismos de monitoramento e acompanhamento das efetividades.
Então, deve-se responder as 7 perguntas (5W2H), cujas respostas formarão um plano de ação, como mostra o quadro a seguir.
PERGUNTAS |
ANÁLISE DOS PROBLEMAS |
PLANO DE AÇÃO |
|
5W |
O Que? (What) |
O que aconteceu ou qual o problema a ser solucionado? |
O que será feito ou Ação que deve ser executada? |
Quando? (When) |
Quando aconteceu o problema?
|
Quando será feito? Cronograma mostrando quando serão executados as ações (prazo) |
|
Onde? (Where) |
Onde aconteceu? Área, sistema e/ou equipamento envolvido na ocorrência |
Onde será feito? Informação sobre onde cada ação será executada |
|
Por quê? (Why) |
Por que aconteceu? As causas e a causa raiz devem ter sido identificadas na análise de falha |
Por que será feito? Justificativa para a ação estar sendo executada ou o problema solucionado |
|
Quem? (Who) |
Quem era o responsável? |
Quem será o responsável? Definição de quem será (serão) o(s) responsável(eis) pela execução do que foi planejado |
|
2H |
Como? (How) |
Como aconteceu? As condições da ocorrência |
Como será feito? Explicação sobre como serão executadas as ações para atingir os objetivos pré-estabelecidos |
Quanto? (How Much) |
Quanto custou ou quanto custará se nada for feito? |
Quanto custará? Definição de quanto custará cada ação e o custo total do que será feito?
|
O modelo da figura a seguir é uma sugestão de planilha de 5W2H, onde foram incluídas mais duas colunas (Status e Evidência de Avanço/Conclusão), para o acompanhamento da evolução das ações.