http://elektreng.com.br/wp-content/uploads/2020/05/bgfrontalpaginasx-1.jpg

De um modo geral, nas empresas os orçamentos são finitos e é preponderante que os investimentos sejam priorizados criteriosamente.

Na indústria, por exemplo, as áreas de produção, engenharia, manutenção, etc., disputam os recursos para os seus projetos.

É comum a manutenção ter uma lista de projetos, muitos deles derivados de um levantamento de Pontos Críticos e Crônicos, para distribuir os seus recursos anuais.

Geralmente a lista de projetos se referem a sistemas ou equipamentos que:

  • Apresentam alto índices de falha;
  • Demandam muitos recursos de manutenção (MDO, peças, serviços contratados, etc.);
  • Têm problemas de projeto;
  • São de tecnologia ultrapassada;
  • Apresentam dificuldade de peças de reposição, entre outras causas.

Diante desse cenário, é imperativo que essa lista seja priorizada adotando-se critérios técnicos de forma a fo car os recursos nos Bad Actores da planta. Para tanto existem metodologias já testadas e aprovadas, com GUT (G – Gravidade, U – Urgência e T – Tendência) e RAB (R – Rapidez, A – Autonomia e B – Benefício), mas nesse artigo será dado ênfase na ferramenta GUT.

A matriz de priorização GUT é um método para determinar prioridade a partir de um conjunto de critérios previamente definidos.

Noticia-se que essa ferramenta surgiu em 1981, desenvolvida pelos profissionais especialistas em gestão de empresas, Charles H. Kepner e Benjamin B. Trogue.

Aplica-se geralmente para definir que ações implementar para solução de um problema ou execução de um projeto.

Os fatores de priorização são:

  • Gravidade relaciona-se com a importância do objeto em avaliação;
  • Urgência avalia o impacto de tempo que a situação pode esperar;
  • Tendência indica o comportamento do fenômeno no tempo.

A tabela abaixo ilustra uma matriz GUT, onde os itens a serem priorizados são colocados na coluna mais a esquerda, os escores atribuídos a cada um desses fatores de priorização, são preenchidos nas colunas relacionadas às letras “G”, “U” e “T” e os produtos dos escores de cada linha são registrados na coluna “Total”. A coluna “Prioridade” é preenchida com a ordem de prioridade, partindo do item que obteve maior pontuação.

Modelo de Matriz GUT

Geralmente são usados os critérios de pontuação de priorização conforme quadro a  seguir, mas podem variar de acordo com propósito da avaliação.

Critérios de Priorização