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De modo geral ao final de uma Análise de Falha, um Plano de Ação deve ser elaborado como forma de implementar medidas corretivas, de melhoria ou mitigadoras a falha analisada e aos seus efeitos.

O 5W2H deve ser usada no bloqueio de falhas, como ferramenta complementar aos outros processos de análise de falhas.

Tem como característica principal focar a análise em cada ação, evitando a dispersão das ideias e consiste basicamente em responder a 7 perguntas (5W2H), cujas respostas formarão um plano de ação a ser executado.

Histórico

Não se sabe ao certo como o 5W2H foi criado, mas registros da década de 1950, mostram que provavelmente foi por especialistas na indústria automobilística do Japão   durante a implantação do Sistema Toyota de Produção, pois existem evidências de que os trabalhadores da montadora foram os pioneiros na aplicação dessa ferramenta.

Atualmente é considerada uma ferramenta administrativa e da qualidade que pode ser aplicada em várias áreas de negócio e em diferentes contextos dentro de uma organização, desde o planejamento estratégico até a execução de ações de melhoria de produtos e processos, relacionamento com clientes e em atividades de manutenção.

Curiosidade

O artigo do Micheal Sloan diz que Aristóteles foi o precursor dessa técnica, quando no livro 3 de sua obra “Nichomachean Ethics”, enunciou o Septem Circumstantiae: (em latim), Quid (O quê), Quis (Quem), Quando (Quando), Ubi (Onde), Cur (Por quê), Quem ad modum (de que modo, como) e Quibus adminiculis (com que recursos ou quanto).

Objetivo

Um plano de ação tem por objetivo definir as ações a serem tomadas para resolver determinada situação ou problema, de forma planejada, com responsáveis pelo andamento de cada etapa e mecanismos de monitoramento e acompanhamento das efetividades.

Então, deve-se responder as 7 perguntas (5W2H), cujas respostas formarão um plano de ação, como mostra o quadro a seguir.

PERGUNTAS

ANÁLISE DOS PROBLEMAS

PLANO DE AÇÃO

5W

O Que? (What)

O que aconteceu  ou qual o problema a ser solucionado?

O que será feito ou Ação que deve ser executada?

Quando?  (When)

Quando aconteceu o problema?

 

Quando será feito?

Cronograma mostrando quando serão executados as ações (prazo)

Onde?  (Where)

Onde aconteceu?

Área, sistema e/ou equipamento envolvido na ocorrência

Onde será feito?

Informação sobre onde cada ação será executada

Por quê?  (Why)

Por que aconteceu?

As causas e a causa raiz devem ter sido identificadas na análise de falha

Por que será feito?

Justificativa para a ação estar sendo executada ou o problema solucionado

Quem?  (Who)

Quem era o responsável?

Quem será o responsável?

Definição de quem será (serão) o(s) responsável(eis) pela execução do que foi planejado

2H

Como?  (How)

Como aconteceu?

As condições da ocorrência

Como será feito?

Explicação sobre como serão executadas as ações para atingir os objetivos pré-estabelecidos

Quanto?  (How Much)

Quanto custou ou quanto custará se nada for feito?

Quanto custará?

Definição de quanto custará cada ação e o custo total do que será feito?

 

O modelo da figura a seguir é uma sugestão de planilha de 5W2H, onde foram incluídas mais duas colunas (Status e Evidência de Avanço/Conclusão), para o acompanhamento da evolução das ações.