http://elektreng.com.br/wp-content/uploads/2020/05/bgfrontalpaginasx-1.jpg

Não são raras as reportagens, nos diversos meios de comunicação, sobre a poluição marinha e sobre acidentes envolvendo espécies dessa fauna, com o lixo que a humanidade vem há anos jogando nos oceanos.

Um jovem holandês Boyan Slat de 19 anos, estava mergulhando no mar da Grécia, e se deparou com grande quantidade de sacolas plásticas e garrafas, ao invés de peixes e outros animais marinhos. Então ao voltar para a Universidade de Delf, na Holanda, decidiu criar um projeto para limpar os oceanos.

O projeto chamado de The Ocean Cleanup desenvolvido por ele, consiste na instalação de barreiras que funcionam como grandes redes que são arrastadas pelas correntes oceânicas levando o lixo existente até 3m de profundidade, sem interferir no ecossistema e a baixo custo.

Estima-se limpar o Oceano Pacífico em cinco anos usando essa tecnologia, pois os resultados do protótipo foram animadores, ou seja, remoção de 65 m3 de lixo por dia.

O jovem está buscando financiamento para colocar em operação o projeto piloto, e já arrecadou em duas semanas 30% da meta, que é de US$ 2 milhões em cem dias.

Que ação louvável!!! Isso se chama: ATITUDE.

Pesquisadores brasileiros do Laboratório de Polímeros da UCS Universidade de Caxias de Sul, estão contribuindo com esse projeto, através da pesquisa para determinar o nível de degradação dos materiais e a possibilidade de reciclagem.

Segundo os pesquisadores e professores Rosmary Nichele Brandalise e Diego Piazza, os resultados dos estudos revelaram que a degradação dos resíduos poliméricos é superficial e são passíveis de reciclagem.

Parabéns a ciência brasileira pela iniciativa e resultados das pesquisas!

REFLEXÃO

Em que podemos contribuir para não ser necessário limpar a natureza?

É simples, basta que foquemos nossas ações a luz da prática dos 5 Rs todo dia, ou seja:

  • Repensar – repensar as nossas práticas em relação ao meio ambiente, através do consumo consciente, do descarte adequado e do espírito de mudança do status quo;
  • Recusar – adquirir apenas o que realmente necessitamos e de preferência, de empresas afinadas com a preservação do meio ambiente;
  • Reduzir – reduzir significa poupar, consumir apenas o necessário, economizar os nossos recursos naturais como água e energia elétrica;
  • Reutilizar – utilizar novamente alguns objetos que seriam descartados, como embalagens que podem ser reaproveitadas ou mesmo utilizadas para outras fins;
  • Reciclar –  reaproveitar um produto de modo que ele se torne matéria-prima para a fabricação de outro bem, reduzindo a exploração dos recursos naturais.