http://elektreng.com.br/wp-content/uploads/2020/05/bgfrontalpaginasx-1.jpg

Lição de Um Ponto, Lição de Ponto Único, Lição Ponto a Ponto ou do inglês One Point Lesson, é uma ferramenta (documento) do TPM (Total Productivity Maintenance) muito eficaz para explicar de maneira objetiva e prática um ponto de um determinado assunto.

Costumo dizer que é uma “dose homeopática” de informação, pois deve transmitir uma única ideia de forma concisa e objetiva.

São classificados em três tipos básicos:

  • Conhecimento básico – para transmitir conhecimento básico de uma determinada atividade, tarefa ou assunto;
  • Casos de melhoria – para melhorar a execução de determinada tarefa (nova maneira de executar, ou mais segura, etc.). Geralmente mostra o antes e o depois;
  • Casos de problemas – para ressaltar um problema existente e os cuidados ou relatar problemas ocorridos, bem como as soluções aplicadas;

Também deve-se elaborar LUPs para assuntos e/ou atividades não rotineiras e que precisam ser padronizadas, como: ajustes de máquinas (set up), verificações específicas, navegação em software para uma dada atividade, etc..

A elaboração deve ser por profissional que domine o tema abordado e preferencialmente, por aquele que deverá repassar o ensinamento da LUP.

Deve conter mais ilustrações (figuras, gráficos, tabelas, diagramas, etc.) do que texto, tornando-se autoexplicativa ou de forma que a explanação não necessite de mais que 5 minutos.

Podem ser manuscritas ou digitadas com ilustrações feitas a mão, colagens ou fotos/figuras digitais.

Os modelos usuais de LUPs, utilizam uma única folha de papel tamanho A4 ou A3 (conforme a necessidade) e são compostos por três campos principais:

  • Identificação e Controle – espaço para título, numeração, data e classificação, etc.;
  • Corpo da LUP – onde se desenvolve a ideia a transmitir;
  • Controle de Treinamentos – quando, quem ministrou e quem recebeu o treinamento.

As LUPs devem ser mantidas próximas ao local de sua utilização (oficina, escritório, almoxarifado, equipamento, máquina, painel, etc.), e para tanto devem ser protegidas por sacos plásticos ou serem plastificadas, evitando danos (desgaste, deterioração ou degradação).

São dinâmicas, ou seja, podem se tornar desatualizadas, então passiveis de revisão, ou obsoletas e devem ser excluídas dos mostruários e arquivos.

Em sua empresa devem existir muitas situações potenciais para a elaboração de LUPs, que tal aproveitar essas oportunidades para utilizar essa maravilhosa ferramenta de padronização e treinamento?

Podemos dar suporte com essa demanda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *