http://elektreng.com.br/wp-content/uploads/2020/05/bgfrontalpaginasx-1.jpg

📅 A primeira edição da NR-10 foi em 1978, com o título “Instalações e Serviços de Eletricidade”, que era um esboço de regulamento para essa área tão crítica de atividade, que é os serviços em eletricidade.

📝📰 Passados 26 anos sem alterações relevantes, veio a tão esperada revisão publica em 2004, já o com novo título de “Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade”.

🕵️  À medida que os profissionais e empresas se debruçavam sobre essa norma para interpretá-la e implementá-la, surgiam várias dúvidas, o que suscitou a publicação de livro sobre e a realização de palestras, por membros do MTE que fizeram parte do GTT – Grupo de Trabalho Tripartite que a revisou.

 📘  Hoje o referido livro Manual de Auxílio na Interpretação e Aplicação da NR-10 – NR10 COMENTADA, encontra-se disponível no site do MTE.

📋🧰  Também não faltaram empresas oferecendo treinamentos, consultorias, equipamentos e ferramentas, se aproveitando dos prazos de implantação instituídos pela norma, além das ambiguidades e falta de clareza em vários itens dessa NR.

📜 📈 Assim se acumularam inúmeras sugestões de melhoria da NR, e finalmente em Janeiro/2020 o novo texto veio a consulta pública, onde a sociedade pode se manifestar. Concluído o prazo de 30 dias, a NR voltou ao GTT para avaliação das contribuições recebidas e revisão do texto proposto, que passa por toda uma burocracia do MTE, e se arrasta desde então.

 ❓Portanto fica a questão: até quando ficaremos à mercê dessa burocracia?

🏁  Os profissionais e empresas usuárias desse regulamento, desejam que se dê celeridade a esse processo de revisão da NR-10!!!