http://elektreng.com.br/wp-content/uploads/2020/05/bgfrontalpaginasx-1.jpg

📊  Segundo estatísticas do governo federal, com base nos dados do INSS, ou seja, dos CATs (Comunicação de Acidente de Trabalho), em 2022 ocorreram 612,9 mil acidentes de trabalho no Brasil, e desse número 2,5 mil foram a óbito, o que equivale a quase 7 mortes por dia por essa causa.

⚕️ A área hospitalar foi a que mais contribuiu para essa estatística com 59 mil acidentes e os profissionais que mais se lesionaram foram os técnicos de enfermagem.

🏙️  As cidades campeãs de acidentes de trabalho em 2022, foram: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

📈  Esses números devem ser muito maiores, pois não estão computados os acidentes envolvendo autônomos e nem os profissionais das atividades informais, já que não emitem CAT. O Sistema Único de Saúde (SUS) informou ter atendido 392 mil pacientes o ano passado, envolvidos em acidentes de trabalho, o que torna os números mais alarmantes (dados Agência Brasil).

💭  Diante dessas informações, temos os seguintes pontos de reflexão:

⚖️  O que as autoridades estão realmente fazendo para mitigar essas estatísticas?

🏭 Será que as ações preventivas dos empregadores estão sendo eficazes para a redução e/ou eliminação de acidentes de trabalho?

🏫  A educação formal está preparando os alunos e profissionais com o espírito prevencionista?

📝  Que boas práticas e tecnologias são usadas onde esses números são baixos e por que não estamos utilizando?

⚠️ Brasil é o 4º país onde mais ocorrem acidente de trabalho no mundo. Quanto as mortes por acidente de trabalho em números absolutos, o Brasil ocupa o 3º lugar, atrás dos Estados Unidos e da China (dados do Anuário Brasileiro de Proteção 2021).

Até quando teremos que conviver com esses péssimos índices de segurança em nosso país?!