http://elektreng.com.br/wp-content/uploads/2020/05/bgfrontalpaginasx-1.jpg

📅 Na década de 80 comprei o meu primeiro PC, que pertencia a um americano, por 100 unidades monetárias que não sei mais ao certo qual era. Um Timex Sinclair 1000, que teve a versão brasileira o TK82C, fabricado pela Microdigital Eletrônica, e tinha a seguinte configuração:

🧠  Processador – Zilog Z80;

⏰  Clock – 3.25 MHz;

🗃️   Memória RAM – 2k (original), com expansão para 16k;

⌨️ Teclado – de membrana;

📺 Monitor – TV preto & branco;

📼Mídia de I/O – gravador (Philips com controle de tone era mais eficiente) e fita K7;

🗣️  Linguagem – Basic.

Timex 1000

                                     
Hardware

       

Manual
Fitas de Jogos e Programas

⌨️ Para facilitar o uso montei um teclado, ou seja, fiz uma placa de circuito impresso, case, identificação das teclas, etc.. Utilizei as teclas de duas sucatas de máquinas de calcular e usei copia fotostática de foto do teclado original para as indicações das funções, como mostra a figura abaixo.

Teclado Montado

  🚀  Apenas a título de comparação, a Missão Apollo 11 que levou o homem pela primeira vez a Lua, tinha um computador de bordo com apenas 2k de memória RAM, nada parecido com os celulares atuais!!! Curiosidade: esse computador produzido em 1961, usava 4.100 CIs idênticos, cada um tinha apenas uma porta lógica NOR, assim montaram um processador a partir destes componentes discretos.

 💻  Mesmo mais de 20 anos depois da Missão Apollo 11, o meu primeiro PC não era tão atrasado com relação ao da NASA, pois já tinha um microprocessador e não devia nada aos que se usava around the world,  naquele tempo.

✍️ Timex Sinclair, foi uma joint venture entre a Timex Corporation e a Sinclair Research, que vendeu cerca de 600.000 unidades do Timex Sinclair 1000, pioneiro computador de uso doméstico a custar menos de US$ 100 (US$ 99.95) em 1982, como pode ser comprovado pelo recorte do jornal da época.

Notícia da Época

💡  Sir Clive Marles Sinclair e sua empresa, tinham bastante popularidade na Inglaterra por vender kits de eletrônica, então a associação com a Timex teve o propósito de ganhar o mercado americano.

👨‍💻  Com tão poucos recursos, esse PC me proporcionou aprender a programar em Basic, que tinha estruturas, funções e sintaxe parecidas com a linguagem FORTRAN, que havia estudado na faculdade. Durante as tentativas iniciais de programar nesse equipamento, ficava bastante feliz quando fazia um bonequinho de quadrados se mexer na tela ou fazer um letreiro correr. Também me arrisquei a aprender Linguagem de Máquina, Assembly, que nesse meio de computação costumava-se dizer que era “escovar bits”.

💻 O surgimento dos PCs, desmistificou e popularizou o uso da computação por pessoas comuns, pois até então só alguns iniciados tinham o privilégio disso, geralmente físicos, matemáticos, ou seja, acadêmicos das ciências exatas.

 🏰  Passei por uma Idade Média tecnológica, pois o acesso à tecnologia no nosso país naquele tempo era difícil e com a reserva de mercado de informática, os preços dos equipamentos eram proibitivos.

🛒 Mas tão logo houve abertura de mercado e os preços se tornaram justos e acessíveis, retomei o gosto pela computação como hobby, estudei Visual Basic, pois já não se usava praticamente o DOS e a onda era o Windows®. Mais tarde desenvolvi pequenos aplicativos para Palm® e também aprendi um pouco VBA para Excel®.

👨‍🎓 Essas minhas aventuras em programação, me ajudaram durante o Mestrado em Mecatrônica, pois para a dissertação, necessitei desenvolver um programa em Visual Basic, para o sistema de aquisição de dados.

💻  É certo que desde esse primário PC dos anos 80, que guardo com o maior zelo até os dias atuais, a informática fez e faz parte da minha vida profissional e pessoal. Tem sido uma ferramenta essencial para o meu desenvolvimento e crescimento, pois através dela e com o advento da Internet trabalhar, aprender, ensinar e viver se tornou mais fácil.

📈  A tecnologia é fator de desenvolvimento dos povos ao longo da história da humanidade, desde que usada de forma adequada. A pólvora ou a dinamite que ajuda na construção de uma estrada e traz desenvolvimento, é a mesma que os bandidos utilizam para detonar os bancos, assim como o computador utilizado por um estudante é o mesmo que o hacker usa para cometer crimes.