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Mais simples do que o Método dos 5 Porquês e não tão menos importante, a técnica de Brainstorming é uma das ferramentas da qualidade e de MASP – Método de Análise e Solução de Problemas, muito utilizada para resolver problemas em geral nas organizações e como também na Análise de Falha de equipamentos pelas equipes de manutenção.

Brainstorming é uma expressão da língua inglesa que deriva da palavra brain (cérebro) e da palavra storming (tempestade) e é geralmente traduzida como “tempestade de ideias”, mas é utilizado o termo original em inglês pela maioria dos que a praticam.

Essa técnica foi inventado há cerca de 70 anos por Alex Osborn, famoso publicitário americano que a aplicava tão logo voltava de um cliente, reunindo todas as pessoas da sua equipe que pudessem contribuir com alguma ideia de como resolver o problema do cliente.

Os princípios básicos do Brainstorming propostos por seu criador, são:

  1. Sem críticas – é fundamental que a reunião seja desenvolvida num ambiente onde se possa expor livremente as ideias, sem censuras, críticas ou prejulgamentos;
  2. Buscar volume de ideias – a princípio a quantidade de ideias é mais importante do que qualidade delas, o processo objetiva desafiar os participantes a pensarem, a serem criativos;
  3. Combinar ideias similares – normalmente ocorrem variações da ideia central, então é necessário agrupar as contribuições por similaridade e continuar buscando novas e diferentes ideias.

Segundo a literatura sobre o tema, Brainstorming é uma dinâmica de grupo, bem-organizada onde as pessoas têm oportunidades iguais e fazem um grande esforço mental na busca das causas mais significativas que influenciam um problema.

O método é simples, mas as regras devem ser observadas de forma que os participantes não sejam inibidos ou constrangidos devidos à crítica as suas ideias.

Deve-se manter um clima saudável na reunião de forma que as ideias fluam livremente sem a preocupação com a qualidade e sim com a quantidade de ideias.

Numa etapa posterior as ideias podem ser agrupadas por semelhança ou afinidades, portanto é comum que algumas possam até mesmo ser eliminadas se o grupo assim concluir.

Recomendações básicas para realização de um Brainstorming:

  • Definir o objetivo, ou seja, formular/descrever o problema e buscar a solução;
  • Eleger um coordenador que convoca os participantes e conduz a reunião;
  • Disponibilizar dados sobre o problema (manuais, gráficos, fotos, desenhos, relatórios, etc.);
  • Compor o grupo de forma heterogênea, ou seja, com competências de várias áreas da empresa que tenham afinidade com o problema;
  • Formar a equipe entre 5 e 8 participantes;
  • Manter a duração das reuniões entre 30 e 50 minutos;
  • Registrar todos os dados levantados.

Geralmente o coordenador do Brainstorming ou um dos participantes anotam as possíveis causas para o problema elencadas pelos participantes num quadro branco, ou num flip-chart, ou até mesmo num documento de texto eletrônico projetado numa TV ou telão.

Outra opção é utilizar post its, de forma que cada participante anota sua ideia e estas são afixadas num quadro ou flip-chart, etc.. Recomenda-se que as ideias já apresentadas estejam visíveis a todos.

Brainstorming geralmente é utilizado como meio principal de Análise de Falha de eventos mais simples, ou ferramenta auxiliar a outros métodos, principalmente para casos com maior complexidade.