http://elektreng.com.br/wp-content/uploads/2020/05/bgfrontalpaginasx-1.jpg

O Diagrama de Ishikawa, que recebeu o sobrenome de seu criador, o engenheiro de controle de qualidade e estatístico japonês Kaoru Ishikawa, ou Diagrama de Causa e Efeito, devido a sua funcionalidade ou ainda Diagrama Espinha de Peixe como também é chamado pela sua forma, é utilizado para identificar e analisar os fatores que determinam um efeito.

Também é uma das 7 ferramentas da qualidade e pode ser usado em solução de problemas das organizações ou Análise de Falha pela manutenção. Tem utilização individualmente para casos mais simples, ou em associação a outros métodos de análise, para situações mais complexas.

O Diagrama de Ishikawa, é utilizado para identificar e analisar os fatores que determinam um efeito, uma falha ou um problema.

Defeitos de um determinado produto, reclamações de clientes ou ainda os fatores necessários para atingir um determinado objetivo (como ganhar uma concorrência ou aumentar a participação de algum produto no mercado), podem ser determinados por esta ferramenta. No caso de Análise de Falhas, o efeito é a falha a ser analisada e os fatores são as possíveis causas que determinaram ou contribuíram para a falha.

Um Diagrama de Ishikawa se assemelha a um esqueleto de peixe, onde a cabeça representa o efeito (falha) e as espinhas são usadas para categorizar as causas (fatores), que podem afetar o processo. 

Este método, consiste em se agrupar as causas ou fatores de influência em blocos conhecidos como 6M, listadas abaixo, mas a depender da situação, pode-se construir diagramas de causa e efeito com outras categorias, por exemplo, partes de um equipamento.

  • Mão de Obra (qualificação, treinamento, atenção, etc.);
  • Material (matéria prima, incompatibilidade com processo, ferramental, etc.);
  • Máquina (projeto, manutenção, instalação, operação, etc.);
  • Medida (instrumentos, método, etc.);
  • Meio-ambiente (temperatura, agressividade, contaminação, etc.);
  • Método (falta de procedimento, não utilização de padrões, inadequação, etc.);

 Cada um dos Ms que nomeiam os blocos de fatores, corresponderão a um ramo do gráfico onde serão traçados novos ramos com as causas e seus subfatores, que convergem para um círculo onde é colocado o problema a ser solucionado ou objetivo que se quer alcançar, como mostra a figura abaixo.

Diagrama de Ishikawa

Geralmente o Diagrama de Ishikawa é traçado após o uso da técnica de Brainstorming que já foi publicada neste Blog, ver link http://elektreng.com.br/analise-de-falhas-brainstorming/.

Posteriormente as causas anotadas são testadas para validade usando evidências ou outra ferramenta analítica, como teste de hipóteses, podendo até ser necessárias atividades de campo (inspeções, verificações, testes, simulações, etc.).

Dicas de como montar um Diagrama de Ishikawa

  1. Definir o Problema – Escolher apenas a situação, problema ou falha a ser analisada, descrevendo-a de forma clara e concisa;
  2. Reunir informações relevantes a respeito desse problema – Relacionar documentação, dados e fatos sobre o objeto da análise;
  3. Formar a equipe – Compor uma equipe multidisciplinar, com pessoas que possam contribuir para identificar as principais causas e propor soluções;
  4. Analisar as causas – Avaliar cada um dos pontos identificados, testando-os a fim de encontrar a causa raiz ou causa que representam um impacto maior no problema;
  5. Elaborar o plano de ação – Criar um plano de ação, com responsáveis e prazos para cada uma das ações.