http://elektreng.com.br/wp-content/uploads/2020/05/bgfrontalpaginasx-1.jpg

Na postagem anterior, tratamos da teoria e dos conceitos sobre FTA/AAF, então nada melhor do que um Exemplo para fixarmos esses conhecimentos, vamos lá!!

Consideremos uma sala com duas luminárias com um a lâmpada cada, acionadas através de um interruptor, e alimentadas por um circuito direto do painel de distribuição por meio de um disjuntor.

Um usuário da referida sala, ao acionar o interruptor verificou que nenhuma das lâmpadas acenderam, ou seja, sem luz no ambiente.

O nosso objetivo é construir a Árvore de Falha para essa situação proposta no texto acima.

Definições Preliminares

1 – Evento Topo – Falta de Luz na Sala;

2 – Limites da Análise – Circuito compreendido desde a conexão do disjuntor ao barramento do painel, passando pelo interruptor até as lâmpadas. Considerar as fiações fora do escopo da análise, devido a baixa probabilidade de falha desse componente;

3 – Nivelamento de Informações – Do enunciado da situação, conclui-se que se trata de uma instalação simples de iluminação;

4 – Causas Potenciais – os principais componentes que podem ser causas da falta de iluminação na sala, são:

  • Lâmpadas;
  • Interruptor;
  • Disjuntor;
  • Ausência de Tensão Elétrica no painel.

Análise

Diante das informações disponíveis e considerando os itens 1 a 4 levantados anteriormente, podemos iniciar o traçado da Arvore de Falha, verificando que existe mais de uma condição para que o Evento Topo ocorra, que são:

  • Lâmpadas Queimadas;
  • Falha do Interruptor;
  • Ausência de Tensão no Circuito.

Como qualquer uma das três causas intermediaras (ou eventos intermediários) levam ao Evento Topo, então o Operador Lógico que as interligam é o OU, assim temos:

Analisando os eventos intermediários listadas anteriormente, verifica-se que apenas a causa Falha do Interruptor, a princípio não é desdobrável em outras sub causas, então será considerado como Causa Básica ou Evento Básico, por isso utiliza-se o símbolo círculo.

Para que o evento Todas as Lâmpadas Queimadas seja verdadeiro, é necessário que tanto a Lâmpada A como a Lâmpada B estejam em falha simultaneamente (queimadas, por exemplo), logo a Porta Lógica que as relacionam é o E.

Para que não se tenha tensão no circuito que alimenta a sala em questão, duas condições básicas se apresentam: Falta de Tensão no Painel de distribuição ou Falha do Disjuntor (seja por defeito físico ou por desarme), que são eventos independentes, logo devem ser conectados por meio de um Operador Lógico OU.

Assim finaliza-se a Árvore de Falha de forma simplificada, conforme a figura a seguir.

Considerações

É evidente que várias simplificações foram feitas nessa análise que tem apenas o caráter didático e exemplificativo de consolidar os conceitos descritos no artigo anterior.

Por outro lado, se mais de um grupo de especialista se debruçarem para fazer uma mesma análise através de Árvore de Falha, os resultados provavelmente serão diferentes, o que é uma situação tida como normal.

Questões

1 – Qual a menos provável condição para o evento topo ocorrer?

2 – Quais os ramos da árvore que levam ao evento topo?