http://elektreng.com.br/wp-content/uploads/2020/05/bgfrontalpaginasx-1.jpg

📅​ No último dia 09 ocorreu um acidente envolvendo um carro com duas pessoas e um cabo de Alta Tensão da rede da concessionária que caiu devido a tempestade que se abateu sobre a capital paulista.

⚕️ O resultado foi que houve uma fatalidade e outra pessoa precisou de atendimento médico.

⚠️ Pelo que foi noticiado na imprensa e com base na condição que ficou a vítima fatal (fora do carro) e o carro (com a porta da vítima aberta), pode-se concluir que a pessoa tentou sair do carro.

​🚫​ Esse é um grande erro nesse tipo de acidente!

No momento de descer do carro com este energizado, a pessoal será o condutor da eletricidade entre o cabo e o solo.

❤️ A corrente elétrica passando pelo corpo humano, causa vários efeitos, entre eles: fibrilação ventricular, parada cardiorrespiratório, queimaduras, etc..

💔​ No caso específico dessa ocorrência, e por se tratar de Alta Tensão, é provável que a corrente elétrica tenha motivado um evento cardíaco e consequentemente a morte da pessoa.

📝 A recomendação para eventos assim, é permanecer dentro do carro evitando tocar em partes metálicas, pedir ajuda e aguardar até a chegada do resgate. O veículo funciona como uma Gaiola de Faraday, ou seja, estabelece uma blindagem aos seus ocupantes.

🔥 Caso haja um princípio de incêndio envolvendo o veículo, o que pode aumentar a condição de risco, a ação mais prudente é sair saltando com os dois pés juntos para fora do caro, até chegar numa área mais distante do cabo energizado.

⚠️ Numa mantenha contato entre a estrutura do carro e o solo!!!

📱​ Se você não estiver envolvido no acidente, não toque em nada (cabo, carro, objetos e nem nas vítimas), ajude chamando os bombeiros!!!

💻​ Nos sites das concessionárias de energia e na Internet existem vários vídeos mostrando essa situação e como se deve comportar com segurança.

⛈ Devido ao aumento da frequência de tempestades com ventos fortes e queda de árvores, a probabilidade de acidentes desta natureza vem crescendo, então estar bem-informado de como agir nessas condições é fundamental para evitar consequências maiores para si e para outras pessoas.

⛑️​ Segurança Nunca é Demais!!! 🛡️