http://elektreng.com.br/wp-content/uploads/2020/05/bgfrontalpaginasx-1.jpg

Segundo artigo publicado recentemente pelo Diário Solar/Canal Solar, com base em dados da plataforma SmartLab, o Brasil registra em média, um acidente de trabalho a cada quatro horas, envolvendo eletricidade.

Entre 2012 e 2022  mais de 22,7 mil trabalhadores sofreram algum tipo de acidente em instalações elétricas e desse número, 220 foram fatais

Os acidentes ocorrem em todas as fases da utilização da eletricidade, seja na Geração, Transmissão, Distribuição e no Consumo (doméstico, comercial, rural, setor público e industrial).

Com o advento e crescimento de novas formas de geração de energia como Solar e Eólica, os acidentes com eletricidade também se fazem presentes nesses setores da Geração.

Considerando os dados disponíveis de 2022, o setor de energia solar se colocou em segundo lugar em número de mortes, com três óbitos confirmados, igualando-se aos ocorridos com profissionais que atuam em alta e baixa tensão, e ficando atrás dos acidentes ocorridos com eletricistas de manutenção elétrica em geral que registraram quatro mortes.

Não é raro se noticiar acidente doméstico com celulares, seja por problemas nas baterias, nos carregadores e também no uso inadequado, como por exemplo, utilizar o equipamento sendo carregado durante tempestades ou carregá-los sem refrigeração, ou seja, abafados (muito comum sob de travesseiros).

Outras fontes de acidentes com eletricidade ainda não são tão frequentes, mas à medida que carros elétricos, motos elétricas e outros dispositivos e brinquedos movidos a eletricidade se tornem mais populares, provavelmente as estatísticas serão incrementadas por elas.

 O Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2023 Ano Base 2022 da Abracopel é uma das melhores fontes de consulta para quem deseja se aprofundar nesse tema e está disponível para download no site dessa entidade.

Nesse documento encontra-se um gráfico que mostra um resumo dos acidentes por categoria no ano em referência.

Fonte: Abracopel

Conforme o anuário da Abracopel antes citado, dos 182 acidentes domésticos envolvendo choque elétrico, 149 foram fatais e desses 6 tiveram como causa os carregadores de celulares.

Cada vez mais fica patente a necessidade de se difundir o conhecimento sobre os riscos com a eletricidade de forma que os profissionais e usuários desse insumo básico da vida moderna, que é a energia elétrica, seja utilizado com segurança.

A prevenção é a melhor arma para se evitar acidentes de uma forma geral e principalmente com eletricidade, que em condições normais não é detectada pelos sentidos humanos, sendo o tato o mais sensível, mas nem um pouco adequado ou seguro!

Cumprir a legislação vigente, como as NRs do MTE (como NR-6, 10, 18 e 35, etc.),  e as Normas Técnicas da ABNT (NBR 5410, 5419, 14.039 e 16.384 entre outras), é fundamental para que as empresas proporcionem condições seguras para seus colaboradores e instalações adequadas aos seus usuários. Por outro lado, o poder público tem a obrigação de fiscalizar o cumprimento desses regulamentos desde a fases de projeto, da construção, e da manutenção durante a vida útil das instalações.

⛑️​ Segurança Nunca é Demais!!! 🛡️